Featured
Caspa e seborreia causa queda de cabelo
Compartilhe:
Por que a queda de cabelo aumenta no inverno?
Muitos se perguntam por que o cabelo cai mais no inverno. Nessa época do ano é comum tomar banho quentes e demorados, isso faz com que o cabelo resseque, provoca inflamação no couro cabeludo, e piora a dermatite seborreica (cujo nome vulgar é caspa).
No inverno, a maioria das mulheres lava com menor frequência o cabelo. Isso favorece o aumento do processo inflamatório no couro cabeludo, da descamação e do prurido nele, por fim, o ato de coça-lo tende a aumentar a queda e a quebra do cabelo.
Como tratar a caspa
A caspa é uma doença de cunho genético, que não tem cura, mas pode ser controlada com relativa facilidade. Para os casos mais leves dela, pode-se lavar o cabelo com maior frequência, com shampoos específicos e banhos rápidos com água fria ou morna. Também deve-se evitar dormir com o cabelo molhado, e usar bonés com o cabelo úmido.
Existem vários fatores que aumentam a descamação do couro cabeludo, porém, analisando-o com um dermatoscópio é possível identificar a causa disso.
Alguns tomam medicação via oral para controlar a inflamação do couro cabeludo e o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, porém, para caspa intensa, normalmente utiliza-se produtos tópicos, como shampoos.
Shampoo para caspa
Existem diversos tipos de shampoo anticaspa, e para fazer a melhor escolha o ideal é adequar o produto ao tipo de cabelo, e para isso é primordial saber se o cabelo é oleoso ou ressecado.
Muitos pensam que a caspa afeta apenas cabelos oleosos, porém, ela pode afetar qualquer tipo de cabelo.
Existem substâncias contidas no shampoo anticaspa que auxiliam no combate a caspa, por exemplo, o cetoconazol, e outras com propriedades queratolíticas, como o ácido salicílico, além de zinco e selênio. O dermatologista está apto para prescrever um shampoo manipulado específico para o paciente.
Shampoo de limpeza profunda
Os shampoos de limpeza profunda servem para remover uma espécie de capa – oriunda, por exemplo, de cremes que aderem ao cabelo – que se forma no couro cabeludo e no cabelo, porém, ele também deve ser adequado ao tipo de cabelo do paciente.
Dermatite seborreica em bebês
A dermatite seborreica afeta mais homens – porém, eles geralmente lavam o cabelo com mais frequência, o que ajuda a controlar a doença – adultos jovens, entretanto, ela acomete desde bebês até idosos.
O bebê, enquanto recebe amamentação em maior quantidade, tem um maior estímulo da produção sebácea (por conta da presença de determinados hormônios no leite materno), inclusive, é normal a caspa afetar outras áreas do corpo de bebês que não o couro cabeludo.